Tags /
Ciclismo, segurança, ciclismo urbano
A prática do ciclismo urbano é algo que vem crescendo cada vez mais, e o aumento de locais com ciclovias e o fácil acesso às bicicletas acaba incentivando para o aumento desta atividade. Além de fazer bem para a saúde e bem-estar de quem pratica, o ciclismo urbano contribui para o meio ambiente, pois se você trocar o carro pela bicicleta você irá reduzir a contaminação do ar e as emissões de gases de efeito estufa, contribuindo assim para a melhoria da saúde das pessoas e do meio ambiente.
Ao iniciar o dia pedalando você estimula a produção de endorfina, que te ajuda a se sentir mais disposto e melhora o humor. E além de tudo você escapa do trânsito, o que já contribui para iniciar o dia com um bom humor, pois você não vai precisar ficar estressado por esperar dentro de um carro ou ônibus quando o sinal abre e fecha algumas vezes e você ainda não conseguiu passar.
Mas, para praticar o ciclismo é importante tomar algumas medidas de proteção para que você possa concluir seus trajetos com segurança. Toda precaução é pouca, e hoje traremos para vocês algumas dicas de segurança para o ciclismo urbano.
Use sempre capacete: Se o caminho for curto ou longo, se mais movimentado ou mais tranquilo, o uso do capacete no ciclismo é de extrema importância, pois em caso de acidentes, por mais leve que seja, ele irá proteger sua cabeça e evitar danos maiores.
Tenha iluminação na sua bicicleta: É importante que sua bicicleta esteja equipada. Se você possuir iluminação nela você se tornará mais visível, principalmente se você pratica o ciclismo à noite, assim os outros motoristas e pedestres irão enxergar você de longe e evitar acidentes. Muitas vezes os acidentes envolvendo ciclistas acontecem desta forma, o motorista não consegue visualizar o ciclista a tempo e acaba colidindo contra. Use sempre luz branca na frente e vermelha atrás, essa diferenciação nas cores da iluminação garante que o motorista consiga identificar se você está indo ou vindo em sua direção. A luz deve ser piscante, pois a intensidade luminosa das lanternas de bicicleta não é suficiente para se destacar com segurança quando acesas no modo contínuo. A luz piscante atrai mais a atenção do motorista, e é exatamente esse o objetivo.
Possua buzina na sua bicicleta: A buzina é um acessório importante, pois assim, você pode relembrar aos motoristas em momento de distração que você também está ali. A buzina é uma ferramenta importante para casos de alerta, em que é preciso sinalizar algo ou chamar a atenção dos outros motoristas para alguma coisa.
Sinalize seus movimentos: É importante que os motoristas possam saber com antecedência seus movimentos. Você deve sinalizar os movimentos que você irá realizar. Se você for entrar à direita ou à esquerda, sinalize antes; se você for parar, sinalize também. Você sinalizando com antecedência o movimento, o motorista conseguirá entender o movimento que você irá fazer. Assim, os motoristas não precisarão frear em cima da hora, o que traz alto risco para você.
Tenha cuidado com as portas de um carro: Os automóveis andando já são um perigo para aqueles que praticam o ciclismo, mas parados eles também oferecem riscos. Motoristas ou passageiros podem abrir a porta a qualquer momento, e às vezes acabam abrindo exatamente quando você está passando com sua bicicleta. Muitos motoristas olham para o retrovisor em busca de algum carro e acabam não vendo a bicicleta chegando. Ou até mesmo se o campo de visão do motorista faz a bicicleta ficar em um ponto cego. Por isso, mantenha uma distância que você considere segura, imagine a porta abrindo e até onde ela iria.
Não pedale na contramão: A maneira mais segura de pedalar no trânsito é fazer parte dele. E para quem está pegando o gosto pelo ciclismo possui alguns receios ao andar nas ruas, sendo assim, andam na contramão pois conseguem visualizar os veículos vindo a sua frente. Mas, andar na contramão não vai dar tempo de tomar nenhuma atitude em casos de perigo. Um pedestre que vai atravessar a rua só olha para o lado de onde os carros vêm. Um carro que vai entrar em uma rua, ou sair de uma garagem ou vaga de estacionamento, também. Eles não esperam encontrar uma bicicleta vindo na contramão. Se você estiver no mesmo sentido do carro, o motorista terá mais tempo para desviar e a chance de colisão diminui muito. Por isso, por mais que seja muitas vezes incômodo ou dificulte seu caminho, prefira andar por ruas na direção correta, evitando a todo custo seguir pela contramão.
Seja educado: O ciclista quando bem-educado é mais bem recebido nas ruas. Motoristas são bem suscetíveis a abordagens educadas. Por diversas vezes vemos motoristas que estão se posicionando para não deixar outro entrar na sua frente, mas ao verem um simples sorriso seguido de um agradecimento ao pedir passagem cria uma simpatia do motorista. Até porque ele verá o ciclista como uma pessoa legal, e não como mais um ocupando o trânsito. Lembre-se: A educação e cortesia no trânsito é uma via de mão dupla.
Não use fones de ouvido quando estiver pedalando: Ouvir músicas no fone de ouvido enquanto estamos pedalando é muito bom. Mas precisamos saber os momentos certos para isso, escolha ouvir músicas quando estiver em áreas sem carros. Pois você precisa estar atento aos sons ao seu redor, e o fone de ouvido vai impedir isso.
Mantenha a manutenção da bicicleta: A segurança também pode ser garantida no cuidado e manutenção da sua bicicleta, pois ela precisa ter respostas imediatas aos seus comandos. Freios e pneus são dois pontos que devem ser checados sempre, pois são eles que garantem boa parte da segurança no ciclismo pela cidade. E, se você pratica o ciclismo em trilhas e enfrentar aventuras na sua bicicleta, é necessário ainda mais cuidado com isso. Danos na bicicleta podem ocasionar em acidentes que colocam a sua saúde física em perigo.
O ciclismo tem sido uma alternativa de muitas pessoas para fugir do trânsito e criar um hábito mais saudável. Além disso, a prática é extremamente prazerosa, e fornece inúmeros benefícios à saúde. Mas não é por isso que devemos andar de forma despreocupada, principalmente em vias movimentadas.
Se você quer praticar o ciclismo, lembrem-se sempre das nossas dicas de como pedalar com segurança no trânsito e aproveite o máximo seu pedal!